ATRAÇÕES TURÍSTICAS


SANTA RITA D’OESTE - UM LUGAR DE FÉ, PAZ E MUITO LAZER...

Hoje a cidade se diferencia das demais, não só por conta de sua estrutura, mas também por conta de seu povo. Nota-se que a população é unida, extremamente educada e orgulhosa de suas origens. O turista que chega, percebe o ambiente amistoso e se sente em casa. A expectativa está voltada ao turismo religioso, que cresce a cada ano, através das festividades de maio, da encenação da Paixão de Cristo, das festividades de Natal e Fim de Ano e agora pelo monumento à Santa Rita de Cássia.

TURISMO RELIGIOSO

O turismo de Santa Rita tem um viés religioso. Muitas pessoas visitam a cidade no mês de maio para agradecer e fazer pedidos a Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade.

ATRAÇÃO ARQUITETÔNICA E ARTÍSTICA


MONUMENTO À SANTA RITA DE CÁSSIA

Recentemente foi construído um belo monumento, sendo que o mesmo foi idealizado com o intuito de homenagear a Santa, e de fornecer um local de oração aos munícipes e turistas. A bela obra foi encomendada ao artista plástico Adélio Sarro, famoso por suas obras sacras inconfundíveis. Adélio possui obras em dezenas de cidades e também em muitos países. Uma de suas mais belas obras está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. Localizada ao lado e a frente da Igreja Matriz, a obra tem 5 metros de altura e pesa 500 kg. Nas paredes laterais existem placas que simbolizam milagres atribuídos a Santa Rita de Cássia, e ao centro, a linda imagem da santa padroeira do município.

ATRAÇÕES NATURAIS


Existe também o turismo voltado à natureza. Pessoas vêm em busca da paz, da tranquilidade da cidade e da beleza única da fauna e flora existentes, a exemplo da Região do Bosque, que ainda preserva mata nativa, grotas, nascentes e animais silvestres, como onças, antas e muitos outros. Um tesouro da humanidade.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES


ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

A Encenação da Paixão de Cristo de Santa Rita D’Oeste reúne milhares de visitantes. Mais de 3.000 pessoas se emocionam com o espetáculo, realizada a dezoito anos na cidade, sendo apresentado tradicionalmente na sexta-feira santa. Com capacidade de tocar os corações dos espectadores, a apresentação é promovida pela prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, com integral apoio dos fiéis da Comunidade de Santa Rita de Cássia. O espetáculo revive os últimos dias e momentos de Jesus, sua morte e ressurreição em uma única noite, realizada com uma produção e elenco de cerca de 100 cidadãos participantes. O espetáculo que encanta desde crianças, adultos e idosos, propondo uma reflexão de vida e amor, e que ultrapassa os limites da compreensão humana. O projeto já foi apresentado para mais de 30 mil pessoas. Local da Apresentação – Recinto de Exposições “Jonas Ferreira da Silva”.

FESTIVAL DA MÚSICA SERTANEJA

O Festival de Música Sertaneja de Santa Rita D’Oeste tem sido um grande sucesso. Com a participação de 19 concorrentes, do mais alto nível musical do gênero, proporciona ao público presente, aproximadamente 200 pessoas, um grande espetáculo de música e viola. “O Festival é um sucesso. Ficamos impressionados com a proporção que ele vem tomando a cada ano, e como tem atraído pessoas de vários lugares da região”, destaca um dos organizadores do evento Alceu Valenzuela.

JUNINÃO – NORDESTINO

O primeiro Juninão realizado em Santa Rita teve um toque nordestino. Ele foi realizado na Praça da Matriz, com o Tema “Tradições Nordestinas”. A programação da noite, contou com o tradicional bingo, quadrilha, comidas e danças típicas da região do Nordeste. O público estimado nesta edição foi de aproximadamente 1.200 pessoas, que prestigiaram o evento e puderam se divertir ao som da banda contratada, que animou com um repertório vibrante, em músicas que marcam o forró em todos os cantos da região. A organização do evento espera conseguir repetir o sucesso, neste ano, contando com a presença de turistas de toda a região. “Que cada ano fique melhor e se torne uma tradição em nossa cidade” destacou o Prefeito.

FESTA DAS NAÇÕES

A já tradicional Festa das Nações de Santa Rita D’Oeste é um sucesso de público, que na edição anterior atingiu um total de 9.000 pessoas em duas noites de evento. Trata se de um evento cultural e gastronômico, apresentando a culinária de diversas nacionalidades e trás ao palco espetáculos de danças e shows, reunindo famílias de toda a região e estados. “A Festa das Nações é a festa de confraternização dos povos. Uma festa para todas as famílias. É gratificante ver todos reunidos, confraternizando em um só espaço,” destacou o prefeito. Nas palavras de Rosy Ávila, coordenadora do evento, “Todas as nossas expectativas foram superadas. A Festa das Nações tornou se uma festa grandiosa”.

DECORAÇÃO NATALINA

A decoração natalina de Santa Rita teve início no ano de 2010. No dia 04 de dezembro daquele ano, foi lançado o Projeto “Reciclando o Natal por uma causa global”, que consistia no recolhimento de garrafas plásticas, cerca de 40.000 garrafas pet, e no corte, pintura montagem da decoração natalina. O projeto teve o intuito de promover a conservação do meio ambiente, retirando milhares de garrafas plásticas da natureza e também atrair os turistas com a beleza dos adereços confeccionados. A iluminação além de ser tradição na cidade, proporciona um encanto e aconchego para os munícipes e visitantes que passam por aqui todos os finais de ano.